Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
19
Jan 13

 

 

SASU de Penafiel encerra(do)!

Rio Mau, Canelas, Abragão, Boelhe, Eja, Capela, Recezinhos… fortemente penalizadas no acesso aos cuidados de saúde e de enfermagem

 

Em maus lençóis.

Já é oficial. Na linha da redução das funções sociais do estado, muito apregoada pelo governo de coligação (PSD/CDS-PP), as autoridades competentes reduziram o funcionamento do SASU nos concelhos de Paredes e Penafiel.

Assim o SASU, que funcionava em Paredes e Penafiel (ultimamente com redução de horário em cada local em relação ao tradicional) reduz-se a Paredes, com funcionamento das 9 h às 20 h em sábados, domingos e feriados.

As equipas médicas são de 3 elementos por turno com 2 turnos (9h às 14h30 e 14h30 às 20h). Não se sabe quantos enfermeiros e secretários clínicos são adstritos ao SASU.

Constata-se claramente que Penafiel fica a perder com a reorganização com as populações das freguesias rurais distantes (Rio Mau, Canelas, Abragão, Boelhe, Eja, Capela, Recezinhos…) fortemente penalizadas no acesso aos cuidados de saúde e de enfermagem nesses dias.

Trata-se de um rude golpe na estratégia eleitoral autárquica dos partidos PSD e CDS, que certamente serão penalizados pelo abandono dos interesses de milhares de eleitores, já fortemente causticados pelas politicas de austeridade cega. 

fonte: Movimento dos Bairros Camarários

 

PCP tinha alertado situação em Dezembro

SASU’s passam a funcionar com horário reduzido

 

Os cortes que o Governo impôs aos custos com trabalho extraordinário (fixados por despacho numa redução mensal, em média, de 10% comparativamente à despesa feita em período homólogo) levarão, como o PCP havia denunciado, a sérios constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), colocando mesmo em causa a universalidade do acesso.

Exemplo disso é a alteração do horário de funcionamento dos Serviços de Atendimento Urgente (SASU) de Penafiel e Paredes que funcionavam aos Sábados, Domingos e feriados das 9 às 21 horas.

A partir de 1 Janeiro próximo, estes SASU´s passarão a estar aberto nesses dias apenas entre as 9 horas e as 16 horas, no caso do SASU de Paredes, e das 13 às 20 horas no caso do SASU de Penafiel.

Este é o primeiro resultado visível da aplicação no Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega e Sousa de um conjunto de medidas que visam adaptar aqueles serviços de saúde à redução das horas extraordinárias em cerca de 40%.

Esta situação colocará em causa o direito da população daquela região em aceder aos serviços prestados pelos SASU, uma vez que as deslocações de utentes de Paredes para Penafiel, ou vice-versa, representam um sério obstáculo para a população desprovida de meios de transporte públicos adequados.

A Direcção Sub-regional da Organização do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP irá continuar a acompanhar esta situação e apela à população que não baixe os braços e não se acomode à pretensa inevitabilidade da actual situação, mas que faça ouvir a sua indignação na defesa do SNS, pelo serviço público de saúde.

 

publicado por a nossa terra às 07:50
tags:


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9


22

27


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO