Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
29
Jan 13

 

 

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega II - Vale Sousa Sul engloba os antigos Centros de Saúde de Penafiel, Termas S. Vicente, Paredes, Rebordosa e Castelo de Paiva 

Condições em Penafiel eram “precárias” e haverá melhorias para utentes e profissionais de saúde, salienta Almiro Mateus, o presidente do conselho clínico do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II – Vale do Sousa 

 

O Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) do Centro de Saúde de Penafiel vai passar a funcionar no Centro de Saúde de Paredes a partir do início do mês de Fevereiro. A mudança de instalações e a “fusão” de serviços vai permitir, garante Almiro Mateus, presidente do conselho clínico do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II – Vale do Sousa Sul, uma melhoria na “eficácia e eficiência dos serviços de saúde prestados aos utentes”. “As condições do SASU de Penafiel, que funcionava dentro do Centro de Diagnóstico Epidemiológico, eram muito precárias. Vamos ganhar instalações mais dignas e mais espaço”, justifica o responsável pelo ACES.  

Para Almiro Mateus, os cerca de quatro quilómetros a mais que os doentes terão que percorrer a partir da próxima sexta-feira não serão penalizadores, até porque vão haver ganhos na qualidade das instalações e no horário, mais alargado, de atendimento. Até agora, em Penafiel, os serviços do Centro de Saúde ao sábado, domingo ou feriado, funcionavam apenas entre as 9h00 e as 16h00. Já em Paredes, salienta o presidente do conselho clínico do ACES, os utentes podem dirigir-se ao Centro de Saúde até às 20h00, quando até agora tinham apenas como alternativa a urgência do Hospital Padre Américo ou o recurso a consultas de carácter privado. "Estas serão mudanças positivas. A população não ficará prejudicada com esta alteração. Estamos a ganhar saúde e não a perder", sustenta Almiro Mateus. 

O médico contraria ainda a ideia de que esta medida constituiu o encerramento do SASU penafidelense, já que o que encerra são apenas as instalações:  "O SASU de Penafiel não fechou, só mudou de instalações. A nova unidade passa a chamar-se SASU de Paredes/Penafiel". Segundo a mesma fonte, esta reformulação de serviços, de modo a melhorar a sua qualidade e eficácia, foi tomada em Dezembro, em conjunto entre a direcção do ACES e a ARS Norte. 

Todos os meios humanos existentes em Penafiel passarão agora para Paredes, onde as instalações já foram adaptadas para receber um maior afluxo de utentes. Por fim-de-semana, o SASU de Penafiel recebia cerca de uma centena de doentes, refere Almiro Mateus. 

fonte: jornal “Verdadeiro Olhar

 

CDU de Penafiel denuncia consequências do encerramento do SASU de Penafiel

 

Através de comunicado distribuído pela comunicação social, a CDU de Penafiel foi a primeira força política a reagir ao encerramento do SASU de Penafiel. Nos cinco pontos do comunicado, a CDU afirma que:

"- Este governo acaba de retirar aos penafidelenses a "Urgência de Cuidados de Saúde Primários", vulgarmente conhecida como SASU, que funcionava no edifício do Centro de Saúde, aos sábados, domingos e feriados. 

- Este serviço de saúde, que funcionava em Penafiel com enfermeiros e médicos, acaba de ser retirado de Penafiel, e passa a existir apenas em Paredes com horários reduzidos. 

- Qualquer um de nós ou dos nossos familiares, que tenha uma urgência a este nível ou necessite de um cuidado urgente de saúde, a partir de agora, tem de se deslocar a Paredes. - É muito grave, o abandono e o silêncio, a que os nossos autarcas - Alberto Santos, Antonino de Sousa e companhia, - se submetem, só porque se trata de um governo do seus partidos PSD e CDS. 

- Depois de aprovarem uma Lei para extinguir 10 freguesias do nosso concelho, depois de se terem submetido ao silêncio sobre o IC35, mais uma vez abandonam em silêncio as populações de Penafiel.

- Constata-se claramente que Penafiel fica a perder com a reorganização do funcionamento do SASU de Paredes e Penafiel. São muitos os sacrifícios a que as populações das freguesias mais distantes do concelho ficarão sujeitas, fortemente penalizadas, no acesso aos cuidados de saúde, médicos e de enfermagem. 

A CDU de Penafiel denuncia esta medida: trata-se verdadeiramente de um rude golpe para a população de Penafiel.

É urgente pôr fim a esta política de desastre para o país e substitui-la por uma nova política. Algo só possível pela necessária e urgente demissão deste governo de desastre e pela devolução da palavra ao povo, através da convocação de eleições legislativas antecipadas." 

fonte: CDU de Penafiel

publicado por a nossa terra às 08:06
tags:


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9


22

27


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO