Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
27
Fev 13

 

Pobres podem pedir isenção de IMI

As notas de liquidação do IMI, que entra em vigor a partir de Abril, deverá começar a chegar a casa dos proprietários, sendo que, mesmo os imóveis reavaliados em 2013, não deverão escapar ao aumento, avança o Jornal de Negócios.

 

Serão ao todo 4,9 milhões de casas a conhecer o aumento deste imposto, mesmo estando em efeito a clausula de salvaguarda, que colmata efeitos abruptos.

Contudo, em 2014 esta taxação deverá aumentar e, em 2015, os proprietários sentirão o imposto na totalidade, altura em que termina a clausula.

De acordo com o valor patrimonial actualizado, estes imóveis tinham, na sua maioria valores baixos que, com esta revisão do código do IMI, duplicam e triplicam, sentindo-se este aumento no imposto a pagar.

O Governo espera alcançar com esta revisão do imposto, um aumento de receita de cerca de 700 milhões de euro e estima que o valor colectado passe de 1,2 mil milhões de euros para 1,9 mil milhões de euros.

 

Cerca de 232 mil arrendatários desprotegidos

 

Apesar de existir uma clausula a impedir com que os senhorios com arrendamentos anteriores a 1990, a verdade é que para aceder à mesma é preciso participar a situação às Finanças e só 22.671 em 255 mil arrendatários o fizeram.

Já os pobres com menos património ficarão, à partida, isentos deste imposto. De acordo com o que está legislado, que tenha um rendimento anual inferior a 14.630 euros e, paralelamente, um valor patrimonial tributário até 66.500 euros pode pedir isenção de IMI.

Contudo, há dois factores a ter em conta: os 14.630 euros correspondem ao rendimento do agregado familiar, no ano anterior ao pedido e o valor do valor patrimonial tributário deve ter em conta a soma de todos os imóveis, tanto rústicos como urbanos.

 

  Governo espera arrecadar 1,9 mil milhões de euros com a subida do IMI
fonte: "Dinheiro Vivo"
 
 
 Comunidade Local
 
Armando Alves conquistou um lugar no pódio para a ADF Boelhe

Boccia Sénior de Boelhe em destaque no campeonato individual

 

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel voltou a receber o campeonato individual de Boccia Sénior, nos dias 18 e 20 de Fevereiro, competição promovida pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APCC), com a coloração da Penafiel Activa EEM. 

Estiveram presentes em Penafiel nesta primeira prova da época, 300 seniores referente a 26 instituições, 10 das quais do concelho de Penafiel. Tendo o pódio final sido constituído em exclusivo com atletas de Penafiel, fica evidente o trabalho e a dedicação desenvolvida nesta modalidade nas diversas instituições.

 

1º Domingos Santos - A.D. Figueira

2º Armando José Alves - A.D. Boelhe

3º Fernando Rocha Pereira - Penafiel Activa EEM

fonte: "Vale do Sousa em destaque"

 

Nota do moderador!

Os nossos idosos continuam activos e muito competitivos. Nos últimos anos têm alcançando muitos e prestigiados resultados de norte a sul de Portugal, deixando o nome de Penafiel e da nossa terra por todo o pais.

Tal como nos idosos, estes prémios e resultados deviam tornam as instituições ainda mais fortes e com vontade de querer ainda mais. A divulgação das actividades e participação nas mais diversas competições ou convívios reforça, a meu ver, a vivência da comunidade.

No entanto, não deixa de ser estranho quando a divulgação dos conteúdos provêm de órgãos de comunicação de âmbito regional ou de pesquisas, por exemplo, nas páginas ou blogs de outras instituições.

Por diversas vezes, tenho alertado as colectividades, instituições, grupos de acção local e entidades da nossa terra para a partilha de conteúdos e divulgação das mais diversas iniciativas ou actividades, complementadas como fotos, disponibilizando-se para o efeito o endereço de e-mail anossaterraboelhe@sapo.pt.

A partilha deve continuar como essência viva desta página, enquanto se justificar a sua manutenção e actualização. Como um dos poucos meios de informação, difusão de conteúdos e espaço de opinião, ao serviço da comunidade, reforçamos o apelo cívico à participação de todos os intervenientes locais, sob pena de divulgar-se como fontes as colectividades e instituições externas à freguesia de Boelhe.

Fernando Rocha 
publicado por a nossa terra às 07:50


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


23



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO