Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
25
Abr 13

 

 

Panorâmica aérea sobre o lugar de Passinhos

(Lugar e Rua de Passinhos - Freguesia de Boelhe)

 

Locais a visitar:

. Capela de S. Miguel de Passinhos

. Vinhas, moinho e ribeiro (prop. privada)

. Parque Fluvial e Campo de Jogos de Passinhos

. Panorâmica sobre a albufeira do Tâmega, São Paio de Favões, Alpendurada e Mosteiro de Vila Boa do Bispo

. Casal Romano da Bouça do Ouro, sito em Abelheiras

. Panorâmica do Alto do Casal

 

 

Lugares próximos:

. Aldeia

. Granja

. Várzeas

. Bairros

. Estremadouro

  

Ruas de referência: 

. Rua de Passinhos Boelhe, Penafiel, Porto 4575-098 Boelhe 

. Rua de Abelheiras Boelhe, Penafiel, Porto 4575-108 Boelhe

Rua de Várzeas Boelhe, Penafiel, Porto 4575-098 Boelhe

. Rua da Aldeia Boelhe, Penafiel, Porto 4575-081 Boelhe

Travessa da Aldeia Boelhe, Penafiel, Porto 4575-081 Boelhe

Rua das Carvalhosas Boelhe, Penafiel, Porto 4575-104 Boelhe

. Rua das Sapateiras Boelhe, Penafiel, Porto 4575-108 Boelhe

 

 

  

Breve historial:

Situado junto da margem direita do Rio Tâmega, Passinhos fora freguesia até ser extinta em 1853. É impressionante a beleza desta zona. Para momentos de descontração nada será melhor do que apreciar a beleza das encostas com a água a deslizar.

Tido como um lugar agrícola, sendo visível a sua mancha vinícola, sobretudo junto das Abilheiras, acolheu nos últimos anos algum do turísmo fluvial, embora carente de infra-estruturas náuticas e vigilância. A autarquia demonstrou há mais de uma década a vontade de submeter o espaço a obras de requalificação, idealizando uma zona para campismo, náutica e praia fluvial.

 

 

 

Terras que desbravam e tornam cultiváveis, com a ajuda dos camponeses que aqui se fixaram, para além do cultivo da terra, aproveitou  durante séculos as riquezas que o rio Tâmega proporciona, como por exemplo a lampreia e o sável. "São estas paredes baixas, grossa e fortes para darem passagem às águas, tendo em suas extremidades, de uma e outra parte, vários cortes, vulgo Boqueiros, onde os pescadores, com suas nassas, colhem abundância de Lampreias e mais peixes". 

Se o Tâmega e a sua encosta vinhateira merecem o devido reconhecimento e atenção como fontes de riqueza naturais, a Capela de S. Miguel de Passinhos é o seu tesouro divino. Edificada no séc. XVII ou inícios do séc. XVIII, foi igreja paroquial, sede local da paróquia de S. Miguel de Passinhos. Ainda conserva grande parte do espólio próprio, excepto a velhinha cruz paroquial (guardada noutro local), sendo recordada pelas tradições festivas em honra ao patrono S. Miguel, por ocasião das colheitas (29 de Setembro) e, actualmente, pelas festividades da freguesia a N.ª Sr.ª de Fátima.

 

 

 

Extinta como freguesia em 1853, incorporada desde então em Boelhe, albergaria as populações de diversos lugares como Granja, Várzeas, Aldeia, Molarinhas, Barreiro, Reguengo, Montinho, extendendo-se ainda pelas terras submersas com a construção da barragem do Tâmega.

A Quinta de Passinhos, a Quinta dos Africanos (na qual incorporava a casa do pároco) e a Casa das Abelheiras ainda se encontram em relevo, visível pelo bom estado de conservação. As Ruinas Romanas da Bouça do Ouro, localizadas mais concretamente junto das vinhas de Abilheiras, foram descobertas apenas na década de 80, do século XX. A tradição popular conta que foram feitas inúmeras escavações e que se encontraram vestígios de uma diminuta comunidade, num local de passagem dos romanos, sendo que também foi descoberta uma zona de culto. Neste momento, estas ruínas estão rodeadas por uma vinha. 

Outro local que merece referência é o Alto do Casal de Passinhos, situado na envolvente à capela de S. Miguel, um dos miradouros naturais da freguesia de Boelhe. 

 

 

- apoio e incentivo ao comércio local, meio associativo e dinamização social/empresarial da freguesia de Boelhe

 

Gostou deste post? Ajude-nos a melhorá-lo.

Poderá contribuir com uma breve descrição de um marco ou ponto de referência, a história do lugar, fotografias (antigas, se possível). Todos os interessados deverão para o efeito enviar os conteúdos através do e-mail anossaterraboelhe@sapo.pt

 

publicado por a nossa terra às 13:24

pesquisar neste blog
 
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO