Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
11
Abr 13

 

 

Cinco conselhos que o vão ajudar a lidar com esta fase

 

A chamada idade dos porquês é um período habitual no desenvolvimento da criança que ocorre por volta dos três anos de idade. Esta fase pode revelar-se cansativa para os adultos.

Para o ajudar, siga as dicas que se seguem e que fazem parte do livro «Comunicar com os Filhos», editado pela Editorial Presença, da autoria de António Estanqueiro:

 

1. Evite o silêncio

O silêncio nunca é uma boa estratégia. Se os pais não respondem, os filhos aprendem a calar-se e a não fazer perguntas. Respostas dadas com boa vontade, estimulam o diálogo em casa.

 

2. Esteja atento

Tente perceber qual a preocupação que está por detrás da pergunta do seu filho. Pode parecer uma coisa ou ser outra. Seja inteligente e dê a resposta certa.

 

3. Mostre interesse

Por vezes, o seu filho faz perguntas apenas para ouvir a sua opinião. Assim, será útil que comece você mesmo a perguntar-lhe qual a sua perspectiva sobre determinado assunto.

 

4. Sem tabus

Responda com serenidade às perguntas espontâneas do seu filho, mesmo quando abordam temas incómodos. Pode adiar a resposta para um momento mais oportuno mas não critique a pergunta nem desvie o assunto.

 

5. Não mostre receio

Em perguntas complexas, relacionadas com temas escolares, não tenha medo de dizer que não sabe responder. Reconheça que não pode ajudar e incentive o seu filho a fazer pesquisa.

 

publicado por a nossa terra às 19:40


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO