Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
17
Abr 13

 

Papéis, Metais ou Plásticos, Vidros e Pilhas

 

Muitas vezes surgem dúvidas sobre em que contentor do ecoponto colocar as embalagens. No entanto, não há qualquer problema se houver engano, uma vez que os pacotes passam, geralmente, por um processo de selecção rigoroso nas Estações de Triagem.

Muitas vezes também não há certezas sobre se as embalagens podem ser recicladas. Nestas ocasiões, deve-se procurar pelo símbolo da reciclagem (um triângulo construído por setas) nas embalagens, que indica que o material pode ser depositado num ecoponto.

 

Contentor Verde

No vidrão cabem embalagens de vidro, garrafas, frascos e boiões, vazios, limpos e sem tampas ou rolhas (que devem, por sua vez, ser colocadas no contentor do lixo indiferenciado).

 

Contentor Amarelo

Os pacotes de plástico e de metal limpos devem ser inseridos no embalão, com a cor amarela. Alguns exemplos são as garrafas, os frascos e os garrafões de plástico; os sacos de plástico; as latas de bebidas, de conserva ou outras; as embalagens em alumínio; todas as peças em esferovite; os invólucros de plásticos, entre outros.

 

Contentor Azul

No papelão azul é possível colocar papel ou pacotes de papel e cartão limpos. Por exemplo: jornais, revistas, cadernos, papel de escrita, embalagens de cartão liso ou canelado, sacos de papel de embrulho, entre outros.

 

Contentor Vermelho

Já no contentor vermelho, ou pilhão, devem ser inseridas as pilhas não recarregáveis.

 

Contentor para Óleos

Nem todos os concelhos fazem a recolha selectiva e a reciclagem de óleos alimentares, que depois são reaproveitados para fabricar sabões e biodiesel. Contudo, existem já bastantes depósitos para estes líquidos junto aos ecopontos.

No caso de não haver este contentor no ecoponto, deve-se colocar os óleos usados em garrafas fechadas e depositá-los nos contentores de lixo indiferenciado. Não se aconselha despejar os líquidos nas sanitas ou lava-loiças porque podem provocar a corrosão das tubagens, obstruir os esgotos e criar graves problemas ao funcionamento das estações de tratamento das águas residuais.

 

Lixo indiferenciado

 

Nos contentores deve-se depositar o lixo indiferenciado que não pode ser reciclado, bem como os artigos biodegradáveis.

Alguns exemplos do lixo que se pode depositar nos grandes contentores são os papéis vegetais, autocolantes, encerados, pratas, papéis sujos ou com plástico, cerâmicas, rolhas, artigos de pirex, cristais, espelhos, entre outros.

Nos moloc´s deve-se depositar apenas os resíduos sólidos urbanos domésticos ensacados (dentro de sacos de lixo, devidamente amarrados). 

 

Medicamentos e Radiografias

 

Medicamentos

Os medicamentos fora de validade, bem como as caixas vazias, devem ser entregues nas farmácias. É um erro colocar os remédios juntamente com o lixo indiferenciado.

 

Radiografias

As radiografias devem normalmente ser guardadas durante cinco anos, mas depois disso podem ser recicladas. As farmácias aceitam estes materiais de onde pode ser extraída prata.

No momento da entrega dos radiogramas, é fundamental não esquecer de tirar os relatórios em papel.

 

! a pensar...

a) Exposição junto das entidades competentes para a colocação de contentores, ecopontos ou moloc´s onde fazem falta;

b) Sensibilização, criação de local próprio na comunidade para entrega de medicamentos fora de validade e radiografias com mais de 5 anos para posterior entrega numa farmácia.

 

publicado por a nossa terra às 19:10


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO