Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
18
Abr 13

 

Electrodomésticos e Lixo Digital e Tecnológico

 

Comprar um novo

Sempre que se adquire um aparelho novo, o estabelecimento é obrigado a aceitar o equipamento usado. Nesta situação não pode ser exigida qualquer quantia ao consumidor.

Caso a loja se recuse a ficar com a máquina velha, o cidadão pode fazer uma reclamação através da Linha SOS Ambiente e Território.

 

Desfazer-se do antigo

As marcas têm centros de recepção de electrodomésticos espalhados por todo o país mas em número reduzido.

Caso não exista um próximo, deve-se contactar o fabricante ou representante em Portugal para combinar uma forma de entrega do material.

 

Velharias

 

Os sofás, os colchões, os móveis velhos não devem ser colocados perto dos contentores de lixo indiferenciado ou dos ecopontos. As autarquias têm regras próprias para recolher estes itens.

As Juntas de Freguesia são as instituições mais indicadas para informar sobre os horários e pontos de recolha destes artigos.

 

Baterias de Veículos e Pneus

 

Baterias de Veículos

Os acumuladores usados devem ser devolvidos aos revendedores, que são obrigados a aceitá-los livres de encargos.

 

Pneus

As entidades produtoras são responsáveis por receber os pneus usados, conforme o Decreto-Lei n.º 111/2001, de 6 de Abril. Porém, existem também ecocentros que recolhem este tipo de material.

 

Doação de Bens

 

Os bens que ainda estão em boas condições podem ser oferecidos a instituições de solidariedade social ou a bancos de recolha que depois os distribuem por diversas organizações.

As roupas, os brinquedos e mesmo os computadores ou móveis antigos são exemplos de artigos que podem ser entregues em associações de beneficência, que posteriormente os atribuem a famílias ou restauram como forma de arrecadar dinheiro.

 

Reclamações e Dúvidas

 

Fazer uma Denúncia

Em caso de dúvida sobre o cumprimento das normas relacionadas com o ambiente, os cidadãos têm ao seu dispor a Linha SOS Ambiente e Território, que acompanha os casos de agressão ou crime ambiental.

A Linha funciona em paralelo com uma página disponibilizada no site da Guarda Nacional Republicana (GNR) onde é possível preencher online um formulário, expondo situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território.

 

Esclarecer as Dúvidas

Através da Linha Ponto Verde (808 500 045), entre as 9:00h e as 18:00h, qualquer incerteza sobre a separação de lixo pode ser dissipada. O custo dos telefonemas é o equivalente ao das chamadas locais.

 

! a pensar...

a) Campanha de sensibilização junto da comunidade educativa para a importância da separação de lixos, premiando a turma com o melhor trabalho realizado.

b) Comemoração local da semana do ambiente com propostas sobre os benefícios e utilidade da reciclagem.

c) Criação do banco de recolha para doação de bens que ainda estejam em boas condições: podem ser oferecidos a instituições de solidariedade social como a Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe. As roupas ou os brinquedos são exemplos de artigos que podem ser entregues à Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social que posteriormente os atribuem a famílias carenciadas.

d) Afixação de horários de recolha semanal prestado pela autarquia. 

  

publicado por a nossa terra às 19:30

pesquisar neste blog
 
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO