Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
27
Abr 13


Contas de gerência aprovadas por maioria

Necessidade de fiscalização e obras de conservação na EB1 de Bairros n.º 2 e Jardim de infância de Bairros, em Boelhe

Com as intempéries que assolaram a região nos últimos meses, as condições mínimas de funcionamento e segurança foram-se agravando. Anteriormente foi exposto o problema à autarquia de Penafiel, visando, desde o início do ano lectivo, por obras de conservação, sendo efectuadas manutenções pontuais.
Dadas as promessas de construção do novo centro escolar na freguesia, o município procedeu ao encerramento da EB de Bairros n.º 1, concentrando o ensino escolar e pré-escolar no parque educativo da EB de Bairros n.º 2. Dada a reprogramação dos projectos apoiados pelo QREN, a construção do novo centro escolar foi suspensa, a freguesia assistiu ao encerramento da sua escola centenária e carece a manutenção aos actuais estabelecimentos de educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, isto sem referir o aparente "abandono" das antigas escolas das Alminhas.
Apesar dos alertas de alguns pais e educadoras, o assunto carece de resolução, sendo exposto junto da associação de pais, agrupamento de escolas, junta, assembleia de freguesia e câmara municipal.
Passaram as pausas lectivas para férias, houve inundações causadas pelas últimas chuvas e as infiltrações e problemas nas instalações continuam, apesar dos defeitos já apontados.
Será de todo oportuno a tomada de decisões que levem à resolução desta situação que, desde o início do presente ano lectivo, em nada beneficia a comunidade e seus utentes.
Este foi um dos assuntos abordados pelo público na última sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Boelhe, ocorrida ontem, 26 de Abril de 2013, tendo o senhor presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, Avelino Silva, tecido idênticas preocupações da comunidade, havendo ainda a esperança que o Centro Escolar seja uma realidade, bem como o polidesportivo, assim que o Governo liberte as verbas necessárias, anteriormente aprovadas, tendo a junta de freguesia comparticipado com 30.000 euros na aquisição do terreno destinado para ambas as obras, tendo o Município comparticipado com 7.000 euros. 
Entre os diversos pontos da ordem de trabalhos, as contas de gerência referentes ao ano 2012 foram aprovadas por maioria, ficando os presentes convictos da percepção, rigor e transparência de inúmeras obras e intervenções efectuadas, apesar do grau de conclusão ser diminuto no que diz respeito às grandes opções do Plano de Actividades, atendendo às necessidades prioritárias com reparações derivadas do mau tempo que muitos estragos fez na localidade. Por parte da oposição, os deputados da Coligação Penafiel Quer intervieram na necessidade de apuramento de facturas em determinadas rubricas e do lapso contabilístico da sub-conta referente à comparticipação dos encarregados de educação no transporte escolar, dada a sua agregação numa outra rubrica.
Apesar de não constar na ordem de trabalhos afixada através de edital, o deputado da Coligação Penafiel Quer, Artur Inácio, endereçou verbalmente um pedido de desculpas ao Executivo, Assembleia de Freguesia e público, pelo seu "acto irreflectido" tido na sessão de 4 de Maio de 2012, de modo a cumprir com o acordado entre as partes no processo judicial em curso, visando o seu arquivamento. 
Entre a enumeração de obras e intervenções, Avelino Silva destacou a importância do arranque do sistema de saneamento, actualmente em curso em três frentes na freguesia, pedindo a compreensão da população pelos incómodos que nos próximos meses terão de enfrentar com a abertura de valas nas estradas, ruas e caminhos. A conclusão do arranjo urbanístico em curso na Rua Central do Calvário, o início da construção das casas de banho junto do Largo da Igreja, bem como das acessibilidades na Rua de Boelhe e abertura à circulação pedonal e automóvel na Rua da Barrosa são objectivos a que o Executivo se dedicará nos próximos meses.


publicado por a nossa terra às 08:55


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO