Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
25
Mai 13

 



Coma diariamente, pelo menos, 5 porções deste grupo de alimentos e garanta benefícios para a sua saúde:

  • Maior proteção contra as doenças cardiovasculares e o cancro;
  • Fornecimento de substâncias fundamentais ao organismo, onde se incluem:
    • Vitaminas e minerais essenciais,
    • Fibra,
    • Substâncias antioxidantes protetoras (fitoquímicos);
  • Alto teor em fibra e baixo valor calórico, o que favorece o controlo do apetite podendo contribuir para o combate à obesidade;
  • Valorização das refeições pelos sabores, cores, texturas e aromas que lhes acrescenta.


 

O que não conta? 

- Batatas e outros vegetais ricos em amido, como por exemplo inhame e mandioca;
- Marmelada, compotas e geleias;
- Fruta cristalizada.

 

Com o ritmo de vida atual, a alimentação diária é, muitas vezes, colocada em último plano, fazendo esquecer que fatores como a diversidade e qualidade dos alimentos ingeridos são importantes para a saúde.
Felizmente, aqui encontrará toda a informação necessária para iniciar uma nova rotina alimentar.

 

Está na hora de fazer a Prova dos 5 e somar saúde e equilíbrio aos seus hábitos alimentares.

 

Ingerir cinco porções de fruta ou legumes diariamente, sejam eles frescos ou congelados, ajudará o seu organismo a proteger-se contra as doenças cardiovasculares e o cancro, para além de renovar as suas energias e poder contribuir para o combate à obesidade.

 

O que é uma porção?

Uma porção corresponde a 80g de fruta e legumes, ou seja, uma peça de fruta de tamanho médio, meia chávena almoçadeira de legumes cozinhados ou uma chávena de legumes crus.

 

5 porções, 5 cores?

Nenhuma fruta ou legume tem isoladamente todos os nutrientes que o seu organismo precisa, pelo que é imperativo variar. Uma boa estratégia para variar consiste em escolher frutas e legumes de cores diferentes, pois a cada cor corresponde um perfil nutricional diferente.

 

Para saber mais: 

  • Faça aquio download do folheto em pdf. 
  • Faça aqui o download do livro educativo.

fonte: "Movimento Hipersaudável 2013" | Todos os direitos reservados

publicado por a nossa terra às 07:33

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