Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
05
Jun 13

 

Direitos reservados ao jornal

 

Alberto S. Santos apresentou novo romance em Penafiel

Várias referências geográficas incluem Boelhe, Entre-os-Rios, o Douro e Tâmega, salientou Alfredo Sousa

 

A Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu no passado dia 30 de Maio o “Encontro com o Escritor” Alberto S. Santos e a apresentação da sua mais recente obra “O Segredo de Compostela”.

A apresentação do livro ficou a cargo de Alberto Sousa e contou ainda com o momento musical de Francisca Portugal no Violino, acompanhada por Isolda Crespi Rubio ao piano.

“O Segredo de Compostela”, editado pela Porto Editora e da autoria de Alberto S. Santos, levanta algumas dúvidas sobre quem está sepultado no túmulo, em Santiago de Compostela e qual o sentido atual das peregrinações. Prisciliano, líder carismático do século IV e pioneiro defensor da igualdade das mulheres e dos valores do Cristianismo primitivo, é a figura preponderante neste enigma secular. Comprometido com a força da sua espiritualidade, viveu no coração os sobressaltos de um amor proibido, envolto em ciúmes e intrigas. Ainda que aclamado bispo pelo povo, Prisciliano tornou-se no primeiro mártir da sua Igreja, a quem a História ainda não prestou o devido reconhecimento.

Adelaide Galhardo, diretora da Biblioteca começa por explicar que a obra se situa no Século IV, época do Império Romano. Salienta que é um livro cheio de pormenores, que obrigam o leitor a estar atento e que aborda questões fundamentais tal como o movimento contrário ao cristianismo ou até mesmo o papel da mulher no Império Romano.

Para Alfredo Sousa, o escritor “teceu uma história verdadeiramente impressionante”. Salienta as várias referências geográficas que incluem até Penafiel: Boelhe, Marecos, Mozinho, Entre-os-Rios o Douro e Tâmega.

Destaca Prisciliano e Egéria como personagens pela história de amor e pelo movimento contra as práticas religiosas correntes. Assim como saliente o papel de Diogenes, que surpreende os leitores, um mendigo filósofo.

Explica que o escritor Alberto S. Santos tem “o hábil talento literário de introduzir o leitor na narrativa”. Neste livro a ficção aproxima-se da história e da ciência, e para Alfredo Sousa traz ao leitor ensinamentos preciosos.

“O Segredo de Compostela é um romance histórico genial, uma vez que provoca nos leitores um duplo fascínio, o do prazer e o do saber”, identifica Alfredo Sousa.

O escritor, Alberto S. Santos, admite que se fascinou pela história de Prisciliano, pois tinha uma visão muito atual e provocatória, por exemplo, achava que as mulheres eram iguais ais homens, isto no século IV. Tinha uma outra interpretação de Cristo, uma visão diferente do cristianismo, mas o ter sido líder espiritual inigualável custou-lhe a vida. Hoje em dia é ainda considerado herege e a sua história foi sempre escondida pela igreja.

Isto cruza-se com a história de Compostela, uma vez que Santiago morreu e foi sepultado em Jerusalém no século VI. O autor após uma longa investigação considera ser impossível que Santiago Maior estivesse em Compostela, sendo este um grande mistério dos tempos.

A história de Prisciliano por sua vez assemelha-se muito à lenda de Santiago, a memória coletiva foi cimentando o mito, não se podia construir a fé baseada na história de um herege, mas sim num apóstolo.

Este livro é o terceiro romance de Alberto S. Santos, seguindo-se aos bestsellers "A Escrava de Córdova" (2008) e "A Profecia de Istambul" (2010). Alberto S. Santos é advogado, formado pela Universidade Católica Portuguesa, exercendo atualmente funções públicas, como presidente da Câmara Municipal de Penafiel. 

Fonte: jornal “Notícias de Penafiel

 

publicado por a nossa terra às 19:59


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

18
19
20

23
26
28
29

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO