Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
21
Jun 13



Evento recuperado em 19 e 20 Junho de 2004

Marchas aos Santos Populares iniciam-se nas Alminhas, domingo, dia 23 de Junho, pelas 14 horas

  

Há tradições que importa salvaguardá-las como património cultural – as marchas populares são uma das expressões mais marcantes da cultura portuguesa, embelezam as terras e celebram alegre e festivamente os santos populares.

A freguesia de Boelhe recuperou os desfiles das marchas populares no ano de 2004 e, desde então, como não podia deixar de ser, realizam-se com o intuito de oferecer alegria e cor à comunidade. 

No próximo domingo, 23 de Junho, o Largo da Arca e o Parque Urbano Padre Serra recebem o desfile das Marchas Populares de Boelhe, promovidas pela Comissão de Festas a S. Gens, uma iniciativa que mantém vivas memórias e tradições, preservando e valorizando a cultura desta localidade do concelho de Penafiel. 

É deste modo que a freguesia de Boelhe e a Comissão de Festas a S. Gens e N.ª Sr.ª do Rosário convidam à sua presença e a partilhar connosco esta tarde festiva e de convívio entre as gerações.

 

Arraial Popular e Leilão de Oferendas animam comunidade no Largo da Arca

 

Além das marchas populares, a Comissão de Festas a S. Gens e N.ª Sr.ª do Rosário organizará no Largo da Arca, o tradicional arraial popular e leilão de oferendas. Este evento, que se vai estender por toda a freguesia de Boelhe com a recolha das oferendas provenientes da comunidade, contará com animação, música e convívio, podendo os participantes deliciarem-se com os petiscos regionais e bons vinhos produzidos na encosta do Tâmega.

 

Foto das Marchas Populares 2011 Foto das marchas populares 2010     Foto marchas populares 2007  Vestimentária da marcha da juventude em 2004 Elisabete, impulsionou e ensaiou as marchas em 2004Cartaz das marchas populares em 2004

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  fotos históricas das marchas populares em Boelhe

 

Primeiras cascatas e desfile das marchas dos Santos Populares foram recuperadas por iniciativa popular

 

Decorria o ano de 2004 e, por iniciativa de alguns populares, entre as quais Elisabete, a impulsionadora e ensaiadora dos grupos, Avelino Silva, Guilhermina Almeida, Olinda Almeida e Adelaide Teixeira, propuseram-se junto da Comissão de Festas a S. Gens e N.ª Senhora do Rosário a organizarem-se as primeiras cascatas e desfile das marchas dos Santos Populares, recuperando uma tradição para a comunidade.

Após vários ensaios com dois grupos de adultos e um grupo juvenil da catequese paroquial, tocadores, músicos, cantores e amigos "sempre presentes", produzem-se em tons amarelo e vermelho as vestimentas das marchas infantil e da juventude pelas costureiras das antigas confecções “Mena e Paulo” de Rio de Moinhos, alugando-se para as marchas de adultos a vestimenta “à portuguesa”. Na ocasião, o Futebol Clube do Porto levara à euforia a freguesia tornando-se campeão europeu, eis que se surpreende e animam as ruas de Boelhe, atraindo na 1ª edição centenas de pessoas oriundas da região.

Dado o sucesso da iniciativa, voltam a desfilar no dia seguinte, aliado a um leilão de oferendas da população, animado pelos Sr. Bernardino Soares e António Carlos, marcando o apoio e união da freguesia em prol da realização das festividades.

Como curiosidade, uma das marchas continha a vestimenta das cores e bandeira nacional, cantando-se o hino nacional "A Portuguesa" e, Portugal ganhou nesse fim-de-tarde à Espanha, apurando-se para os 1/4 de final do Euro 2004.

publicado por a nossa terra às 09:32

pesquisar neste blog
 
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

18
19
20

23
26
28
29

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO