Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
02
Jul 13

 

 

Salto, anteriormente Salto Oriental, é uma cidade e capital do departamento de Salto, Uruguai, situada a 498 km de Montevidéu (a capital do país). Localiza-se na margem oriental do rio Uruguai, limitando-se com a cidade de Concordia, na Argentina.

 

Penafiel

Geminação com Salto (Uruguai ) tem epicentro na zona sul do concelho penafidelense

A geminação da cidade de Penafiel com a cidade de Salto (Uruguai) aprovada durante a última Assembleia Municipal de Penafiel é explicada pela Câmara Municipal com o facto da existência de uma grande comunidade luso-descendente oriunda das terras de Penafiel, mais concretamente de Boelhe e Rio Mau.

A explicação foi dada pelo presidente da câmara, Alberto Santos e, como curiosidade aguça o apetite, o resultado da investigação foi no mínimo surpreendente. Assim, explicou o autarca, era imperdoável perder esta ligação identitária entre estas duas localidades, Penafiel em Portugal e Salto, no Uruguai.

A proposta de geminação submetida pela Câmara de Penafiel acabaria por ser aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal.

fonte: "RCP"

 

Terá sido "mais concretamente de Entre-os-Rios e Rio Mau" avança jornal 

 

Na última Assembleia Municipal foi aprovado a geminação de Penafiel com a cidade de Salto, no Uruguai. A autarquia explica esta geminação com o facto de existência de uma grande comunidade luso-descendente oriunda das terras de Penafiel, mais concretamente de Entre-os-Rios e Rio Mau. "A formação dessa comunidade surgiu na sequência de uma onda de emigração que se verificou em finais do século XIX e após a l Guerra Mundial, proveniente do arquipélago dos Açores e de algumas localidades do Norte, mas também, em menor proporção, do Centro e do Sul de Portugal", lê-se na proposta apresentada na Assembleia Municipal.

A existência da Casa de Portugal do Salto, de uma escola portuguesa, cujos alunos são maioritariamente descendentes de penafidelenses, e de um destacado escritor uruguaio chamado Enrique Amorim e que é descendente de uma família oriunda de Rio Mau são outros motivos apontados para concretizar a geminação. "Os laços de sangue que unem os povos de Penafiel e de Salto e as grandes afinidades existentes entre ambos os municípios (municípios termais e vinícolas) são motivos que justificam a geminação entre o município de Penafiel e o município do Salto", lê-se ainda.

De resto, a Assembleia Municipal decorreu sempre num clima pacífico, próprio de fim de mandato, que teve os seus momentos mais críticos no período antes da Ordem do dia. Aí, os socialistas José Peixoto e João Couto Barbosa, assim como o comunista Jesus Ferreira, voltaram a criticar as obras da regeneração urbana, especialmente as que estão a decorrer junto ao Sameiro. O PS chegou, inclusive, a pedir uma descrição do número de acidentes que têm ocorrido nestas obras, sobretudo os que afectaram transeuntes. "No último acidente que tive conhecimento, uma senhora teve de ficar internada no hospital. Noutro um homem caiu a uma fossa", revelou Couto Barbosa. "Gostaria de ouvir as críticas às obras, se elas se justificarem, no final das obras. Só aí é que poderemos ver o nível de intervenção", respondeu Alberto Santos.

fonte: jornal "Verdadeiro Olhar"

 

publicado por a nossa terra às 08:11

pesquisar neste blog
 
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
20


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO