Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
05
Jul 13

  

DGS recomenda uso de protector solar e não frequentar a praia entre as 11h e as 16h

  

A Direcção Geral da Saúde alertou, esta sexta-feira, que o país está muito próximo de ultrapassar as temperaturas máximas históricas e revelou que o calor já aumentou a procura das urgências hospitalares, tendo muitos dos serviços de saúde já accionaram o plano de contingência para o calor devido às altas temperaturas.

 

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) apresentou nesta sexta-feira uma série de medidas de prevenção para evitar os efeitos negativos do excesso de calor na saúde. São elas: 

1. Procurar ambientes frescos ou climatizados mesmo durante a noite. Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11 e as 16 horas.

2. Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural mesmo durante a noite. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

3. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor - doentes crónicos, idosos, crianças, grávidas e trabalhadores com actividades no exterior.

4. Doentes crónicos ou sujeitos a dieta com restrição de líquidos devem seguir as recomendações do médico assistente ou da Linha 808 24 24 24.

5. Visitar e acompanhar os idosos, em especial os que vivem isolados. Assegurar a sua correcta hidratação e permanência em ambiente fresco.

6. Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco. As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, directa ou indirecta.

7. As grávidas deverão ter cuidados especiais: moderar a actividade física, evitar a exposição directa ou indirecta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos.

8. Utilizar protector solar com factor igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina, que não devem ser frequentadas entre as 11 horas e as 16 horas.

9. Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com protecção ultravioleta. Escolher horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.

10. Evitar actividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente laborais, desportivos e de lazer no exterior.

 

 

Autoridades alertam para “condições meteorológicas preocupantes” e perigos iminentes

 

O Executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, presidido por Avelino Silva, apela igualmente aos cidadãos para que tomem medidas de prevenção, de modo a evitar um excesso de exposição ao sol, inerente a riscos associados à presente onda de calor. 

Por conseguinte, a comunidade deve encontrar-se vigilante para possíveis focos de incêndio, contactando de imediato, as forças de autoridade e bombeiros, desaconselhando o uso de fogueiras ou queimadas, passíveis de contra-ordenação. 

Outro factor de risco, ao qual recorrem muitas pessoas, tende com a não vigilância junto da praia fluvial e parque de jogos de Passinhos, no Rio Tâmega, alertando-se todos quanto frequentam e visitam a freguesia, para a atenção no acesso aos locais e perigos para os banhos e uso de motos de água/barcos de recreio. 

Para os grupos de risco, nomeadamente, bebés, crianças e idosos, as temperaturas elevadas, inclusive durante a noite, aumentam substancialmente o risco de efeitos na saúde, aconselhando-se a ingestão de água e a ficarem em casa ou em recintos com zonas frescas. O calor excessivo pode ser especialmente perigoso para crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos, que devem ser acompanhados de perto. 

Em caso de perigo ou ocorrências, devem alertar de imediato as autoridades e bombeiros.

 

Linha Saúde 24: 808 24 24 24.

Posto Territorial GNR S. Vicente do Pinheiro - Telefone: 255 612 344

Bombeiros Voluntário de Penafiel - Telefone: 255 212 122 * Posto Local em Abragão - Telefone: 255 941 266

N.º Nacional de Emergência (ligue 112, a chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia)

  

Difusão de recomendações com o apoio da Junta de Freguesia de Boelhe

publicado por a nossa terra às 13:20

pesquisar neste blog
 
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
20


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO