Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

15
Ago 13

 

Panorâmica aérea sobre Estremadouro

 

Caracterização

De raízes antigas e passado marcante, o lugar de Estremadouro é rico no verde das suas terras, no riso das suas gentes e no património que preservou durante anos.

Na vitrina das memórias estão seguramente a Capela de Santo António, o campo de S. João ou a imponente entrada da casa “Santos Rocha” - património infelizmente desaparecido ou vendido no século passado. Do embelezando da paisagem, passado e presente, o lugar acolhe histórias e culturas, convive com as gentes simples desta terra, com o bucolismo da sua agreste encosta de granito e sítios que engrandecem o seu espólio natural.

Referir este lugar na freguesia de Boelhe é associar Sapateiras, Valdoeiro ou Cornidos ao misto de origens das ligações às terras baixas e férteis do Tâmega. Sem esquecer que foi durante anos acolheu um consultório médico e o ensino primário, cujas decisões da época afastaram do lugar a construção das novas escolas de Boelhe pelos maus acessos e vias de circulação de então.

Do seu património recente, sobressaiam as Casas dos Pobres, propriedade da Paróquia de S. Gens de Boelhe, edificadas em meados da década de 50, sendo recentemente reconstruídas em 2009. De densa área habitacional e populacional, as acessibilidades ao lugar constituíram durante décadas o seu principal obstáculo de desenvolvimento, sendo sido abertas à circulação, em 2008, a Rua Nova de Estremadouro, em 2011, a Rua de Boelhe e, em 2013, o alargamento da Rua do Estremadouro.

Fazem parte das ambições da sua população a beneficiação do pequeno parque infantil e fontanário público, a edificação de um recreio de lazer e parque de estacionamento no talhão propriedade da autarquia penafidelense, bem como a reparação das suas vias de circulação, actualmente danificadas com as obras de construção da rede de saneamento básico.

Berço de singulares passagens pelas pequenas ruas e quelhos, Estremadouro convida-o a abraçar as suas origens tanto na dureza das pedras dos seus socalcos da vinha, como na delicadeza de uma simples caminhada até à Amela.

 

  

Locais de relevo interesse paisagístico ou patrimonial:  

. Ruínas da capela a Santo António  

. Percurso pedestre ou btt“ao Ribeiro do Moinho, Sapareiras e Amela”  

 

Lugares próximos:   

. Mouril  

. Boelhe   

. Amela  

. Abelheiras  

 

Ruas de referência:   

. Rua Principal do Estremadouro Boelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe

. Travessa de Estremadouro Boelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe 

Rua de Estremadouro Boelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe

Rua do Padre Américo Boelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe

Rua das Sapateiras Boelhe, Penafiel, Porto 4575-108 Boelhe 

. Rua Nova do EstremadouroBoelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe

Rua de Cornidos Boelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe 

Quelho do Estremadouro Boelhe, Penafiel, Porto 4575-091 Boelhe 

Rua de Boelhe Boelhe, Penafiel, Porto 4575-085 Boelhe 

  

 

- apoio e incentivo ao comércio local, meio associativo e dinamização social/empresarial da freguesia de Boelhe 

  

Gostou deste post? Ajude-nos a melhorá-lo.   

Poderá contribuir com uma breve descrição de um marco ou ponto de referência, a história do lugar, fotografias (antigas, se possível). Todos os interessados deverão para o efeito enviar os conteúdos através do e-mail anossaterraboelhe@sapo.pt

 

publicado por a nossa terra às 18:10


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
16
17


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO