Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

04
Ago 13

 

Panorâmica aérea sobre o lugar de Boelhe

 

Há na freguesia de Boelhe um topónimo com idêntico nome. Situado entre Mouril, Outeiro e Picada, atravessado pela EN 312, o lugar de Boelhe será tanto ou mais antigo quanto o lugar de Igreja. Se neste último predomina a Igreja Românica de S. Gens como marco histórico, em Boelhe a referência é, desde o séc. X, a Casa do Souto. 

Composta por ampla área agrícola e habitação, a Casa do Souto incorpora ainda uma capela dedicada à devoção da imagem de N.ª Sr.ª da Conceição. Alguns historiadores defendem que terá sido outra a habitação de "Bonelli", muito provavelmente próxima à Casa do Souto, cuja edificação terá sido destruída com o decorrer dos séculos. 

O culto a N.ª Sr.ª da Conceição, padroeira de Portugal, é interpretado como devoção das terras e do seu povo, tendo a Casa do Souto acolhido a sua imagem, em princípiono decorrer do séc. VXIII, cuja capela era frequentada sempre por ocasião do dia 8 de Dezembro.

O lugar de Boelhe possui também outros sítios, locais de referência, como a Quinta de Boelhe ou a Torre. A Medeira, cuja acesso é em íngreme escadaria em pedra, oferece uma fonte como recurso de água natural.

Dados os acessos desfavoráveis até ao lugar de Estremadouro, a junta de freguesia tem concretizado a abertura da Rua de Boelhe desde a ano de 2010, aguardando-se pela construção de muros e a sua pavimentação.

 

Locais de relevo interesse paisagístico:

. Casa e capela do Souto (propriedade privada)

. Percurso pedestre ou btt “Boelhe ao Estremadouro”

. Percurso pedestre ou btt “travessia do Ribeiro do Moinho à Senra”

. Percurso pedestre ou btt “Boelhe ao Outeiro”

 

Lugares próximos: 

. Estremadouro

. Mouril 

. Picada

. Outeiro

 

Ruas de referência:  

Rua de Boelhe Boelhe, Penafiel, Porto 4575-085 Boelhe 

. Rua do Souto Boelhe, Penafiel, Porto 4575-112 Boelhe

Rua do Ribeiro do Moinho Boelhe, Penafiel, Porto 4575-097 Boelhe

 

  

 

- apoio e incentivo ao comércio local, meio associativo e dinamização social/empresarial da freguesia de Boelhe

 

Gostou deste post? Ajude-nos a melhorá-lo. 

Poderá contribuir com uma breve descrição de um marco ou ponto de referência, a história do lugar, fotografias (antigas, se possível). Todos os interessados deverão para o efeito enviar os conteúdos através do e-mail anossaterraboelhe@sapo.pt

 

publicado por a nossa terra às 10:31


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
16
17


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO