Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

09
Ago 13

 

Panorâmica aérea sobre Souto Velho

 

Caracterização

Atravessado por uma rua com o nome do lugar, Souto Velho estende-se por entre Rinchães (sitio de ligação ao Esporão) e um pequeno quelho, cuja finalidade permite unicamente o acesso pedonal a Bairros. Lugar Novo é outra das referências de Souto Velho.

 

 

Com uma considerável área habitacional, a estreita Rua de Souto Velho, entre as Carvalhinhas e o Lugar Novo, é uma das principais vias de comunicação da freguesia. Sinuosa e com apenas uma faixa de rodagem, é de facto um dos principais obstáculos apontados ao desenvolvimento de novas e melhores condições de vida das pessoas que aqui reside. Impossibilitado o alargamento da via, torna-se necessário o estudo que possibilite a abertura de uma ligação rodoviária que permita o acesso da Rua de Rinchães às Carvalhinhas ou à Samardã.

 

 

Requalificado em 2011, o Lugar Novo permite o olhar vislumbraste sobre o horizonte pelas serras de Montemuro e da Freita (Arouca) e o contacto privilegiado aos percursos pedonais por Perafita ou o Alto do Esporão. Os penedo do Escorrega ou da Cobertoura são ex-libris naturais dignos de uma visita.

O pequeno comércio de géneros alimentares e a pequena indústria de confecções são as actividades económicas presentes no lugar de Souto Velho, sendo a indústria de transformação de granitos e a construção civil as áreas dominantes de ocupação da população activa. Tal como nos restantes lugares, o desemprego afecta uma parte substancial da comunidade local.

A única licença de táxi da freguesia pertenceu largos anos ao Sr. Fernando Ventura, habitante deste lugar.

 

Locais de relevo interesse paisagístico: 

. Lugar Novo 

. Percurso pedestre ou btt “Perafita ao Esporão” 

 

Lugares próximos:  

. Perafita 

. Bairros  

. Carvalhinhas 

. Samardã 

 

Ruas de referência:   

Quelho de Souto Velho Boelhe, Penafiel, Porto 4575-102 Boelhe 

. Rua de Rinchões Boelhe, Penafiel, Porto 4575-102 Boelhe 

Rua de Souto Velho Boelhe, Penafiel, Porto 4575-102 Boelhe

Travessa Nova de Souto Velho Boelhe, Penafiel, Porto 4575-107 Boelhe 

  

 

 

     

- apoio e incentivo ao comércio local, meio associativo e dinamização social/empresarial da freguesia de Boelhe 

 

Gostou deste post? Ajude-nos a melhorá-lo.  

Poderá contribuir com uma breve descrição de um marco ou ponto de referência, a história do lugar, fotografias (antigas, se possível). Todos os interessados deverão para o efeito enviar os conteúdos através do e-mail anossaterraboelhe@sapo.pt

 

publicado por a nossa terra às 10:34


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
16
17


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO