Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
26
Jul 13

 

4º Festival de Folclore da Freguesia de Boelhe

27 de Julho de 2013, pelas 21 horas, no Largo da Arca

 

Conheça melhor os grupos participantes 

. Rancho Folclórico S. Pedro da Bela Vista 

 

Ano da Fundação: 1990

Região Etnográfica: Douro Litoral.

Danças Tradicionais: Malhão, Vira, Verdegar, Chula, Siga a Rusga, Tirana, Carvoeiro, Farrapeira, Água Leva O Regadinho, Malhão Roubado, Ó Ferreiro Guarda a Filha, Sr. Da Pedra, As Voltas que o Linho Dá.

Trajes: Domingueiro, Ir à Missa, Feira, Trabalho.

Tocata: Acordeão, Concertina, Violão, Violas, Tambor, Ferrinhos, Roca.

Representações Nacionais: Norte a Sul do País.

Representações Internacionais: França e Espanha. 

 

 

O Rancho Folclórico S. Pedro da Bela Vista nasceu na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel, terra de Pai Américo, no ano de 1990. O pretexto deste rancho fora os leilões para fazer o Nicho à Nossa Senhora. A partir daí, as pessoas gostaram dos jovens e adultos que dançaram nesses leilões e entusiasmados deram todo o apoio para que se fundasse o rancho.

Formado este, a sua primeira actuação foi em Galegos na festa a S. Pedro em 1990, tendo daí ficado definido o seu nome. Logo no ano seguinte, em Junho de 1991, organizou o seu 1º festival de folclore, no qual tomaram parte vários grupos de Norte a Sul do País, dando ao rancho um maior estímulo.

Onde quer que o rancho vá actuar manifesta-se ao vivo o cantar e as danças da nossa região, tendo feito boas e inúmeras amizades, querendo continuar a desenvolver a sua acção para bem da cultura e assim dar a conhecer melhor os usos e costumes de outras terras, assim como no estrangeiro (França e Espanha). Já actuaram na televisão pública (RTP, canal 1) num programa bem conhecido “A Praça da Alegria”.

Entre muitas actuações, para quem passa as suas férias no INATEL - em Penafiel, festas e romarias, assim como o Festival de Folclore Adulto e Infantil, o Magusto, Convívio no Natal festa para a 3ª idade e pobres da Conferência de S. Vicente de Paulo, pela Televisão ou pelas regiões de Portugal, é assim que este Rancho leva bem longe o nome de Galegos e o concelho de Penafiel, mostrando quanto é bom ser fiel às suas tradições, com amor fraterno e solidariedade.

Recentemente concretizou um sonho, procedendo à inauguração da sede social do rancho folclórico.

fonte: “Tradições Populares

 

publicado por a nossa terra às 00:43

pesquisar neste blog
 
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
20


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO