Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
07
Ago 13

 

IV Semana Cultural

 Freguesia de Boelhe

 

Resplandecente, a nossa terra forma um todo inigualável, sobressaindo o encanto das paisagens, a particularidade da arquitectura, a grandiosidade do património cultural, os tradicionais hábitos e costumes.

A Mãe Natureza, em todo o seu esplendor, é uma companhia constante... a frescura das águas, os trilhos do rio Tâmega à serra do Esporão, miradouros de encanto, montes verdes e campos infinitos de cultivo agrícola... lugares onde o valor da terra é vital para a pacatez de uma vida sem pressas. Os habitantes deste recanto tipicamente portugueses são, por natureza, comunidades de famílias acolhedoras, transmitindo uma simpatia contagiante e de bem-estar.

As romarias e o folclore denunciam festas e alegrias únicas, onde a cor dos trajes, o cheiro dos pratos tradicionais e o sabor de um bom vinho verde a todos deliciam. Somos uma pequena aldeia, com uma vida e personalidade própria, ostentando tradições e costumes, festividades e encantos que sobreviveram com o passar dos séculos, abrem as suas portas e convidam a visitas tão numerosas quanto prolongadas.

Aqui se faz muito, de bom gosto e para todos. Do desporto à cultura, da juventude à solidariedade e saber receber, conheça a freguesia de Boelhe, sentir-se-á em casa...

 

A Tradição Também Dança  

 

Um verdadeiro arquivo etnográfico e antropológico, o folclore é a expressão máxima da identidade dos povos, uma mostra viva dos seus estilos de vida e trabalhos, dos seus usos e costumes. Hoje perpetua a música, os sons e os movimentos que sempre fizeram parte das vivências dos portugueses e é no Minho que o folclore é mais vivo e colorido, com os seus trajes vistosos, com o fulgor dos seus cantares e passos de dança.  

Dançares que nasceram com o tempo, desprovidos de qualquer temática, obedecendo apenas à espontaneidade e à alegria de viver de um povo particularmente devotado à vida do campo. Músicas que imprimem um ritmo sempre dinâmico, assistidas pelos tradicionais instrumentos, vestidas com as roupas que marcam uma época e visíveis em todas as festas e arraiais, em qualquer canto que se fale e que se tenha alma portuguesa.

A IV Semana Cultural da Freguesia de Boelhe, encontro de festas e alegrias únicas, decorrerá de 11 a 17 de Agosto de 2013. Vai um pezinho de dança?

 

publicado por a nossa terra às 09:32


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
16
17


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO