Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

Igreja Românica S. Gens de Boelhe (M.N.)
22
Ago 13

 

 

 

Actuações a partir das 21 horas, no Largo da Arca

 "Coro de sons que lhe dá dimensão colectiva"

 

Dos caminhos da freguesia até aos palcos das festas e romarias, o percurso do Grupo de Bombos “Os Amigos de Boelhe” iniciou-se em 2004, por entre pequenos ensaios, ganhando forma em 2006 por ocasião das festividades ao padroeiro S. Gens. Agostinho Cancela tem liderado este grupo desde a sua criação, contando actualmente com perto de duas dezenas de jovens elementos.

Dentro e fora das fronteiras geográficas da freguesia de Boelhe, o Grupo de Bombos “Os Amigos de Boelhe” vem adquirindo prestígio e, reconhecidamente, tornou-se um dos grupos embaixadores desta localidade riba-tâmega, participando em desfiles de carnaval, abertura de cortejos e actuações nas mais diversas festividades.

Por tempo imemorial, o som genuíno dos bombos, das caixas e do pífaro, tem-se feito sentir pelas terras entre Douro e Minho, permitindo o desenvolvimento de uma abordagem musical natural e a animação de rua.

Os instrumentos são de fabrico artesanal, os materiais usados são a pele de cabra, a madeira de castanho e de silva, o zinco e a corda. A caixa, de dimensão mais pequena que os bombos, segue o mesmo procedimento de fabrico. A sua afinação é reservada aos conhecedores da arte!

A música, no âmbito da cultura popular, ocupa, sem dúvida, um lugar importante. Revela-se, de uma forma singular, guardiã da herança do passado e faz reviver a tradição associada às actividades agrícolas e aos festejos da aldeia. É um som interior, fruto de sensibilidade e da virtuosidade que, não sendo cuidado, é gritado afim de ter longo alcance e retomado pelo coro que lhe dá dimensão colectiva.

 

Conheça melhor os grupos presentes nas festividades a S. Gens de Boelhe:

. Grupo de Bombos “Os Amigos de Boelhe” | Facebook

. Grupo de Bombos Santa Eulália Ariz | Facebook

. Grupo de Bombos dos Amigos de Luzim | Facebook

. Zes Pereiras de Croca | YouTube 

Organização: Comissão de Festas a S. Gens e N.ª Sr.ª do Rosário

 

publicado por a nossa terra às 08:00

pesquisar neste blog
 
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
16
17


28


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO