Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

25
Jun 07

 

 

A Igreja Românica de S. Gens, relíquia arquitectónica dos primeiros tempos da nacionalidade, é considerada a mais pequena igreja românica de toda a Península Ibérica. Situa-se em Boelhe, junto à nova Igreja, quase no centro desta humilde aldeia do concelho de Penafiel (Distrito do Porto), num local de pouca visibilidade.

 

Trata-se de uma igreja dos primeiros tempos da Monarquia, de arquitectura românica do final do século XII, e é geralmente atribuída a sua construção à rainha D. Mafalda de Sabóia, mulher de D. Afonso Henriques. Embora possa haver um desfasamento entre a data da sua construção e a morte da Rainha, o orago da Igreja (S. Gens) indica que era de alguém que viesse de além dos Pirenéus, pois tal santo ainda era desconhecido em Portugal, sendo contudo muito venerado em França. S. Gens figura como sendo o Advogado das Operações, bastante venerado por alturas de uma cirurgia ou medicina mais intensiva. 

No seu inicio, a Abadia de Boelhe era pertença dos monges de Vila Boa do Bispo, tendo o direito de apresentação da dita Abadia.

 

 A foto mais antiga da igreja (década de 1940)

 

Arquitectonicamente, a igreja de Boelhe tem a singeleza dos templos românicos, simultaneamente ingénuos e severos, de planta quadrangular tanto no corpo da Igreja como na capela-mor, onde um pórtico com três arquivoltas guarnecidas de toros e um friso de modilhões finamente lavrados, sendo grande e severo, não destoa do pequeno tamanho do templo. (“Em alguns capitéis, a pedra como que floresce, formando estranhas corolas em que se lê, por vezes, o pensamento que as gerou”). À direita da frontaria, um pequeno arco sineiro e ao centro da empena, uma cruz de braços iguais. De destaque a cachorrada com figuras de cabeças de boi, figuras bolas etc.

Interiormente o edifício permanece intacto. Junto à entrada, do lado esquerdo, exteriormente, existe uma pia também românica.

  

 

Referindo-se à decoração arquitectónica da Igreja de Boelhe , o arqueólogo e professor Joaquim de Vasconcelos comenta: “... a fauna e a flora, é tudo quanto há de mais interessante, pela execução, pelo rigor do cinzel e pelo eloquente significado dos símbolos e das alegorias”.

 

Trata-se, sem dúvida, “apesar da sua obscuridade rural, de um dos mais característicos marcos — verdadeiros marcos de posse — com que os cristianizadores daquela época heróica assinalaram a sua marcha vitoriosa nos longos caminhos da terra hereditária reconquistada ao invasor sarraceno” — pode ler-se no “Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais de 1950. É, sem adições nos restauros, uma verdadeira jóia românica, talvez a mais completa do concelho de Penafiel, e, na verdade, das poucas que na fachada — do lado da Epístola — conservam o campanário primitivo, o que ainda mais a valoriza.

 

Durante as obras de reconstrução (1950)

 

Certo, não se tentou erguer ali, nessa terra ainda mal povoada, entre as águas benfazejas do rio Tâmega e as ásperas ladeiras do grande monte do Esporão, uma obra monumental, de proporções catedralícias — esclarece o já referido boletim —; cuidou-se, todavia, de fazer alguma coisa mais que uma simples orada aldeã, isto é, um edifício nobre que nobremente acolhesse os viandantes desejosos de honrar a Deus, ou atraísse àqueles lugares, com a esperança de maiores bens, os colonos indispensáveis ao aproveitamento e valorização do solo”. 

 

Do adro da igreja, a nordeste, goza-se de belo ponto de vista sobre o rio Tâmega. Na margem oposta sobressaem a igreja de Vila Boa do Bispo, no concelho de Marco de Canaveses, e a igreja de Abragão. Este templo sofreu intervenção da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais em 1950, a fim de efectuar obras de restauro, estando, desde 1927, classificado como Monumento nacional.

 

 

Enfim, muita história ainda haverá por descobrir acerca deste monumento. Dado que não possuo muitas outras imagens, solicito a colaboração dos demais para completar este trabalho, com fotos antigas, por exemplo, como estava antes das obras de beneficiação de 1950. Conto com a vossa ajuda. 

 

+ info:

http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=70687

http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B.aspx

publicado por a nossa terra às 18:49
sinto-me:


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
23

24
26
27
28
29
30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO