Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

14
Jul 10

 

Artigo de opinião por Antonino de Sousa, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel   

 

As corporações de bombeiros do concelho de Penafiel estiveram recentemente a celebrar os respectivos aniversários. A primeira foi a Associação Humanitária dos Bombeiros de Entre-os-Rios, que no passado dia 20 de Junho comemorou os seus 87 anos de vida. Seguiu-se a Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Sousa, que assinalou 72 anos de existência no Domingo dia 4. E por fim, no passado dia 11, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Penafiel festejou ao seu 129º aniversário. Ilustres convidados, representantes institucionais, corpo activo, familiares dos bombeiros e muitos populares, quiseram associar-se às festividades e homenagear todos aqueles que ao longo dos anos fizeram destas instituições verdadeiras referências na área da segurança e do socorro.

Em Entre-os-Rios as cerimónias ficaram marcadas pela emoção que encheu o Salão Nobre quando o "Comandante Quim", como é carinhosamente tratado pelo corpo activo, entregou à direcção da Associação o espólio que seu falecido pai, saudoso Comandante Custódio, foi somando nos longos anos que dedicou àquela corporação. Foi um acto de uma generosidade e de uma grandeza que só não surpreende a quem conhece bem a alma do Bombeiro.

Também as comemorações de Paço de Sousa tiveram o seu momento alto. Neste caso, ao aniversário juntou-se a tomada de posse da nova direcção da Associação. Suceder ao presidente António Lopes, que liderou a Associação ao longo de 32 anos, não é tarefa fácil. Mas o novo presidente, José Maria Reis de Sousa, que conhece bem os cantos à casa, vai, certamente, levar o barco a bom porto.

No quartel da cidade, o entusiasmo também esteve bem presente nas comemorações deste ano. E se em anos anteriores o estrangulamento financeiro em que se viu a instituição retirou muita da alegria à circunstância, o discurso deste ano foi bem mais optimista e tranquilo relativamente ao futuro da Associação. E não admira que assim fosse. Baptizar 4 novas viaturas, nestes tempos difíceis, não é para todos! Mas foi assim no Domingo em Penafiel, com grande entusiasmo de toda a direcção, associados e corpo activo.

Em Penafiel, temos muito orgulho nos nossos Bombeiros. Porque sabemos que são homens e mulheres preparados para as acções de socorro, abnegados, generosos, que sob o lema "Vida por Vida", sacrificam as suas próprias vidas na defesa dos seus concidadãos. Por isso, este ano, voltamos a protocolar com as corporações do concelho a vigilância da floresta no período crítico dos fogos florestais. Sabemos, desta forma, que a missão está entregue a gente competente para a desempenhar. Por outro lado, apesar dos cortes efectuados pela Câmara Municipal nos subsídios atribuídos ao associativismo concelhio, o apoio financeiro às corporações de bombeiros manteve-se nos mesmos valores do ano passado.

A todos os Bombeiros Voluntários do concelho, os meus parabéns por tudo o que têm feito pela comunidade penafidelense. 

ler artigo de opinião de Antonino de Sousa publicado na crónica “Olhar (Im)Parcial” do Jornal Verdadeiro Olhar

publicado por a nossa terra às 21:51


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
16

18
19
20
21
23
24

25
29
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO