Os líderes partidários e candidatos a Primeiro-Ministro, todos os conhecem. No entanto, com o nosso voto, vamos eleger a constituição da Assembleia da República, um dos órgãos de soberania nacional, pelo círculo eleitoral do distrito do Porto. Afinal, quem são os rostos da região que representam os cidadãos?
Conheça um pouco melhor alguns rostos da região, a sua vida enquanto candidatos a deputados da Assembleia da República e os partidos pelos quais integram as listas a votação no próximo dia 5 de Junho.
Nuno Araújo (Partido Socialista)
Eleições Legislativas 2011: candidato Nuno Araújo em entrevista para o Fórum/Valsousa.tv (ver video)
Nuno Miguel Costa Araújo, tem 33 anos, é engenheiro e natural de Penafiel. Cumpriu dois anos de mandato como deputado da Assembleia da República pelo Partido Socialista e agora volta a ser candidato na lista do distrito do Porto.
Nuno Araújo nasceu em Rio Mau, Penafiel, mas desde 2007 que reside em Abragão, no mesmo concelho. Militante socialista há 12 anos, foi presidente da JS/Penafiel e líder da Distrital do Porto da JS. Foi ainda como presidente da Distrital que, em 2009, foi eleito para a Assembleia da República. É ainda deputado na Assembleia Municipal de Penafiel, licenciado em Engenharia Mecânica, e, no mandato que agora terminou, integrou a Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia.
Glória Araújo (Partido Socialista)
Glória Maria da Silva Araújo nasceu em Janeiro de 1976 e radicou-se em Paços de Ferreira, concelho onde começou por integrar a Assembleia Municipal. Em 2005, conseguiu, pela primeira vez, ser eleita para a Assembleia da República, tendo cumprido o cargo de deputado durante os quatro anos da legislatura.
O trabalho desenvolvido em Lisboa valeu-lhe, em 2009, um novo lugar nas listas do PS/Porto e a continuação na Assembleia da República, onde integra a Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia. Licenciada em Engenharia Mecânica, Glória Araújo está a frequentar um mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.
Adriano Moreira (Partido Social Democrata)
Adriano Rafael Moreira tem 45 anos e é de Lousada. Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, nos últimos dois anos cumpriu o mandato de deputado na Assembleia da República. Interventivo e uma das principais vozes do partido, assume novamente um papel de destaque nas listas do PSD/Porto.
Mário Magalhães (Partido Social Democrata)
Eleições Legislativas 2011: candidato Mário Magalhães em entrevista para o jornal "O Verdadeiro Olhar" (ler)
Agenda de campanha dia 28 (Sábado) de Maio: 15h - Evento “Maio Abrir”, em Abragão, seguindo de Jantar, em Boelhe (Penafiel)
Mário Magalhães tem 46 anos e reside em Bustelo. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Fernando Pessoa, foi empresário até 2001, ano em que foi eleito Alberto Santos como Presidente da Câmara de Penafiel, passou a ser seu assessor. Nas eleições autárquicas de 2005 e 2009 foi eleito Vereador do Município de Penafiel. Neste mandato tem pelouros como o das Obras Municipais, Desporto e Relações com as Freguesias.
É ainda presidente do Conselho de Administração da Penafiel Verde, empresa municipal responsável pelos sistemas de abastecimento de água e recolha de saneamento.
Apesar de terem poucas hipóteses de chegar à Assembleia de República, a lista de candidatos social democrata pelo círculo eleitoral do Porto integra os nomes de Maria João Fonseca, ex-deputada e filha do antigo presidente da Câmara de Paredes; Paula Gonçalves, responsável pelo Movimento Feminino Social-Democrata em Paços de Ferreira; José Manuel Outeiro, ex-vereador de Paredes e actual líder da Assembleia Municipal; Susana Oliveira, Vereadora no Município de Penafiel e José Miguel Moreira, elemento da JSD de Penafiel, natural de Rio de Moinhos.
Nas listas da CDU, habitualmente com um ou dois lugares elegíveis pelo circulo eleitoral do Porto, devem os deputados Honório Novo e Jorge Machado devem repetir presença no hemiciclo, numa lista onde, figuram da região, os nomes de Álvaro Pinto, presidente da Junta Parada Todeia (Paredes) e Maria Maia, professora.
Liderança nas listas pelo Círculo Eleitoral do Porto
Honório Novo (Coligação Democrática Unitária)
Honório Novo, 60 anos, Engenheiro, deputado na Assembleia da República, membro da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.
ver lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto
Aguiar Branco (Partido Social Democrata)
José Pedro Aguiar Branco, nasceu em 1957, licenciado em direito, deputado na Assembleia da República, é advogado.
Francisco de Assis (Partido Socialista)
Francisco José Pereira de Assis Miranda, nasceu em 1965, licenciado em Filosofia, tem como profissão professor. Enquanto deputado da Assembleia da República liderou o grupo parlamentar do PS.
ver lista do PS pelo círculo eleitoral do Porto
O boletim de voto no distrito do Porto terá 17 quadradinhos
Dezassete forças políticas concorrem pelo círculo do Porto às próximas eleições legislativas
O distrito do Porto elege 39 dos 230 deputados da Assembleia da República, tem 1.570.154 eleitores registados nos cadernos eleitorais e é mesmo aquele pelo qual concorrem mais partidos a nível nacional, segundo dados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A CNE divulgou o resultado do sorteio que dita a ordem segundo a qual os partidos aparecerão no boletim de voto dos eleitores no próximo dia 5 de Junho. Pelo círculo eleitoral do Porto, apresentam-se a sufrágio 17 forças políticas, mais 3 listas do que nas legislativas de 2009.
Este é o círculo eleitoral com o maior número de forças políticas a submeter-se ao escrutínio dos eleitores, logo seguido pelos distritos de Lisboa e Braga, ambos com 16 partidos.
Dos partidos com assento parlamentar, o PSD – cujo cabeça de lista é o mesmo de 2009, José Pedro Aguiar-Branco – aparece em primeiro lugar no boletim de voto, seguindo-se, em sétimo lugar, o CDS-PP – também com o mesmo cabeça de lista de 2009, Ribeiro e Castro.
Já o PS, cuja lista é encabeçada pelo líder do grupo parlamentar, Francisco Assis – estando o cabeça de lista de 2009, Alberto Martins, em segundo lugar – ocupa a oitava posição no boletim de voto.
A CDU – Coligação Democrática Unitária (composta pelo PCP e PEV) é de novo encabeçada por Honório Novo, figurando na décima posição do boletim de voto, estando o Bloco de Esquerda – que repete o nome de João Semedo como cabeça de lista – no 14º lugar.
O Partido Trabalhista Português (segundo lugar), o Partido Nacional Renovador (terceiro), o PND (quarto), o Portugal Pró Vida (quinto), o Partido Humanista (sexto), o Partido pelos Animais e pela Natureza (nono), o MEP (11º), o Partido da Terra (12º), o POUS (13º), o Partido Popular Monárquico (15º), o Partido Democrático do Atlântico (16º) e o PCTP/MRPP (17º) são as restantes forças políticas que concorrem pelo círculo eleitoral do Porto.