Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

20
Jun 11

 

A Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos irá organizar nos próximos dias 25 e 26 de Junho a XVI Mostra de Trabalhos de Idosos do Vale do Sousa.

O programa conta com várias actividades, desde concertos musicais, grupos de danças, exposições… Entre os inúmeros participantes destaca-se o grupo “Os Cantarias” que regressam aos espectáculos após uma pausa, assim como os grupos de dança da Prof. Isabel Teixeira, vários ranchos folclóricos, o grupo de bombos, entre outros.

Fonte: “O Moinho”

 

 

 

 

 

VIII Marchas Populares de Boelhe

Boelhe, terra de história, património e tradições, comemorou uma vez mais, os Santos Populares

 

Há tradições que importa salvaguardá-las como património cultural - as marchas aos santos populares são uma das expressões mais marcantes da cultura portuguesa - celebração alegre e festiva que ainda hoje anima os bairros e localidades à entrada do Verão, motivo para o convívio, confraternização e momentos de vivência em Comunidade.

A freguesia de Boelhe recuperou os desfiles das marchas populares em 2004 e, como não podia deixar de ser, ao longo das várias edições, realizam-se com o intuito de oferecer alegria e cor à comunidade - no passado domingo, 19 de Junho, o Largo da Arca e as várias centenas de pessoas presentes receberam o desfile anual das Marchas Populares de Boelhe, promovidas pela Comissão de Festas a S. Gens. Percorrendo em cortejo as principais artérias da freguesia, as duas marchas populares - infantil e adultos - rumaram das Alminhas em Bairros, como demanda a tradição, em direcção aos espaços centrais desta localidade, sob o entoar do Grupo de Bombos de Boelhe e das interpretações de músicos, acordeonista e cantores, convidando à presença e convívio neste dia festivo, concluído com um leilão de oferendas.

É deste modo que a população da freguesia de Boelhe e a Comissão de Festas a S. Gens e N.ª Sr.ª do Rosário preparam as festividades maiores ao seu padroeiro S. Gens, solenidades a decorrem na última quinzena de Agosto.

 

 

Comunidade Educativa de Boelhe promoveu festas de encerramento de ano lectivo

 

No dia 17 de Junho, sexta-feira, o Jardim-de-Infância de Bairros promoveu junto da Comunidade Educativa de Boelhe a festa de encerramento do ano lectivo para as crianças da freguesia, enquanto, na EB1 de Boelhe decorreram as actividades referentes ao 1º ciclo de escolaridade.

Convidando os encarregados de educação e familiares, as iniciativas proporcionaram a apresentação de momentos de dança, representação de temas musicais, permitindo a execução de alguns exercícios e conhecimentos adquiridos ao longo do ano lectivo, preparados pelos educandos e alunos dos estabelecimentos de ensino, incluindo alguns temas pelas próprias mães, actividades do agrado da assistência, docentes e funcionários, registados pela disposição e confraternização entre os presentes.

“Os finalistas” do Jardim-de-infância e 4º ano de escolaridade da EB1 de Bairros celebraram ainda a imposição das capas negras e cartola, vislumbrados pela magia e presença dos seus familiares. Ambas as festas contaram com a presença de Avelino Silva, enquanto presidente do executivo da Junta de Freguesia e músico, interpretando alguns temas infantis com as crianças, concluindo-se assim todo um conjunto de actividades e iniciativas lúdico-pedagógica que a Comunidade recordará, seguramente, com alegria e saudade. 

 

publicado por a nossa terra às 08:03


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12

25

26
28
29


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO