Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

22
Ago 12

Cantares populares no convívio entre gerações: pais, filhos e avós

 

Sob o tema “Lugares com história”

 Semana Cultural de Boelhe assinalou-se com dança, história e música tradicional 

 

Iniciativa dinamizada pela freguesia de Boelhe, concelho de Penafiel, a 3ª semana cultural decorreu, de 11 a 19 de Agosto último, com a realização de inúmeras actividades cujo sucesso vem sendo garantido desde a sua primeira edição, em 2010. Por entre festas e romarias do verão, a semana cultural procura fomentar a interacção entre a comunidade local, acolhimento aos emigrantes, recolha de informação e registos históricos, divulgando as associações, colectividades, locais de relevo interesse paisagístico e grupos de acção através da realização de convívios e eventos culturais dirigidos a toda a população.

 

Rancho Folclórico de Boelhe (Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli) Iniciativa desenvolvida pela Rota do Românico

 

As actividades integradas no programa "Viver Boelhe: Espaço Cultura 2012" foram diversificadas, gratuitas e abertas à participação da comunidade como provam as noites do Parque Urbano Padre Serra com os cantares populares, jantar de rua, fado, aeróbica ou folclore. Houve também momentos de poesia, dança e de novas descobertas para a juventude como a “Hora do Conto”, musical “Pedacinho de Deus”, peddy-papper pelas ruas e lugares da freguesia, construções em papel da Igreja Românica de S. Gens ou um passeio matinal em forma de caminhada pelo património rural e paisagístico sob o Tâmega.

 

Musical  Noite de fados

 

Avelino Silva, presidente do executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, não poupa elogios aos jovens, movimentos e sociedade civil que contribuiram para a organização e sucesso dos eventos, enaltecendo a dinamização e participação da comunidade em “iniciativas que procuram e inovam o panorama cultural e artístico da freguesia”. Apoiada pela actividade da Rota do Românico, “verifica-se que o número de visitantes à freguesia de Boelhe tem vindo a aumentar, desenvolvendo o turismo rural e o próprio comércio, sinais motivadores para novas edições e apostas em novos e diversificados programas”, conclui o autarca.

 

 Interpretação de José Vieira

 

 3ª edição promoveu recolha solidária de bens

 

Através da Loja Social da “Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social”, a 3ª edição da semana cultural de Boelhe promoveu a uma recolha de bens e géneros doados pela comunidade. Destinados à acção de distribuição social promovida por esta associação, desde o dia 11 de Agosto angariaram-se algumas dezenas de peças, sobretudo vestuário, sinal de solidariedade entre a comunidade com os mais carenciados. 

Olinda Neves Almeida, secretária da direcção da Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social, do executivo da freguesia e uma das mentoras desde a primeira edição da semana cultural reforça o envolvimento dos jovens com a facto da comunidade reviver e interagir ao ponto de se envolverem e considerarem o conjunto de iniciativas como muito positivas. 

Apesar da abertura de uma loja social encontrar-se pendente por falta de um espaço na localidade, os interessados podem contribuir e colaborar nesta iniciativa, devendo para o efeito dirigirem-se aos seguintes locais e horários:

  . Junta de Freguesia de Boelhe, das 20,30 às 22 horas (3ª e 5ª feiras);

  . ou, junto da Loja Social da Penafiel Solidário (em funcionamento na freguesia de Rio de Moinhos).

Poderão também recorrer aos membros da direcção ou nos seguintes endereços:

Morada: Rua do Outeiro, n.º 145, 4575-497 Rio de Moinhos PNF

  . E-Mail: penafielsolidario@gmail.com

  . Weblog: http://penafielsolidario.blogs.sapo.pt

  . Redes Sociais: https://www.facebook.com/penafiel.solidario

  . ou, contactada através do seguinte número de telemóvel: 914 909 160. 

 

 

Sob o tema “Lugares com história”, os momentos da 3ª Semana Cultural de Boelhe encontram-se registados no weblog http://anossaterraboelhe.blogs.sapo.pt/.

 

publicado por a nossa terra às 19:23


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10


24
25

26
28
30
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO