Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

21
Set 12

 Desfrute do convívio

 

Estamos chegados ao fim-de-semana. Numa altura em que começam as vindimas e desfolhadas, aproveite o tempo livre para desfrutar por um variado conjunto de rotas pedestres, actividades de ar livre e certames gastronómicos.

 

 

 

Set. 23

. Caminhada solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro "Olá Boelhe!" / Penafiel

info. 14 horas, Largo da Arca, Freguesia de Boelhe

 

Organizada pela Penafiel Solidário – Associação de Solidariedade Social, a caminhada solidária "Olá Boelhe!" conta com o apoio da Junta de Freguesia de Boelhe e do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor simbólico de inscrição (1 Euro por participante) reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Pequenos passos podem significar um enorme gesto!

 

Algumas recomendações sobre pedestrianismo, sem esquecer o inevitável aquecimento no inicio e arrefecimento no final: “três a cinco minutos de estiramento às coxas e pernas é tudo o que precisa para aquecer os seus músculos e pô-los prontos a trabalhar. Ou, se preferir comece a andar a um posso mais vagaroso durante três a cinco minutos; depois aumente gradualmente a velocidade para aumentar o seu ritmo cardíaco.

Depois da sua caminhada, para arrefecer pode fazer os mesmos exercidos que fez para o aquecimento. Agora poderá estirar as suas pernas um pouco mais, pois os músculos estarão bem aquecidos”. E beber água aos poucos durante o percurso, mesmo sem sede.

 

Aliando o útil ao agradável, algumas rotas pedestres poderão ser casualmente articuladas com alguns eventos gastronómicos relativamente próximos.

 

Set. 22

Festa da Francesinha a favor da Associação Desenvolvimento de Boelhe

info. 18 horas, Parque Urbano Padre Serra, Freguesia de Boelhe

 

Esta iniciativa visa a recolha de fundos para a actividade social desta IPSS. Inscrições através do e-mail adfboelhe@gmail.com

 

Alguns eventos (musica, teatro, stand-up comedy, conferencias, seminários, livros, workshops, entre outros), em destaque para os próximos dias, predominantemente entre o norte de Portugal e Galiza in http://purossentido.blogspot.pt/ (sujeito a actualização permanente)

 

 Olhar Verde  

Semana Europeia da Mobilidade

"Seguir na direcção certa"

 

O próximo sábado, dia 22 de Setembro, assinala o 13º Dia Europeu sem Carros e é o culminar da 11ª edição da Semana Europeia da Mobilidade Sustentável, que esta semana se assinala um pouco por toda a Europa. Os municípios participantes podem ser conhecidos em www.mobilityweek.eu, onde também é possível saber o que vai acontecer em cada um deles.

Desde actividades de sensibilização a medidas permanentes que promovam o uso de meios de transporte menos poluentes, em algumas delas o trânsito automóvel fica proibido em certas zonas áreas centrais. A nível nacional, damos dois exemplos originais. Em Almada, incentiva-se a fazer “Viagens a troco de lixo” durante toda a semana, oferecendo títulos de transporte a troco de lixo reciclável. Atravessando o Tejo, a iniciativa “De bicicleta para o trabalho” volta a acontecer em Lisboa e pretende que as empresas e instituições da capital incentivem os seus trabalhadores a pedalar entre casa e trabalho no dia 21 de Setembro. A nível internacional, destaca-se pelo arrojo a aplicação para telemóvel recentemente lançada no Reino Unido, que recompensa com pontos quem se deslocar a pé ou de bicicleta, podendo os mesmos ser trocados numa série de lojas.

De transportes colectivos, bicicleta, a pé ou conjugando-os a todos, assim se passa a mensagem da mobilidade sustentável um pouco por toda a Europa. Infelizmente, é já algo longínqua a memória do primeiro Dia Europeu sem Carros, no ano 2000, de várias cidades com as ruas completamente desertas de tráfego rodoviário poluente.

Este ano, para recuperar o fulgor inicial, o lema é “Avançando na direcção certa” e a esperança é a de, utilizando o inevitável argumento da crise económica, levar os europeus e portugueses em particular, a abdicar do seu automóvel e optar por meios de transporte menos poluentes e também económicos. Estima-se que, em 2020, 80% dos cidadãos europeus irão residir em áreas urbanas. Por isso mesmo, as cidades são o cerne desta mensagem, pois são elas os espaços mais afectados em termos de qualidade do ar, graças ao seu inimigo número um: o automóvel particular.

O alargamento das redes de transporte colectivo, a melhoria dos interfaces entre os vários tipos de transporte e o estabelecimento de incentivos à sua utilização são vários passos para encarrilarmos na direcção certa.

Para obter mais informações consulte aqui um dos sites com informação nacional.

  

 Um dia na vida de…

 

 

Terminamos com uma notícia em forma de solidariedade prestada por uma corporação humanitária da região. Gustavo tem leucemia e sonha ser bombeiro. Os Bombeiros de Baltar souberam deste desejo e concretizaram o sonho desta criança que, apesar de doente, sonha por prestar uma nobre função à sociedade.

O Gustavo tem sete anos e passa muito do seu tempo internado em hospitais para combater uma leucemia diagnosticada quando tinha pouco mais do que 36 meses de vida.

A dureza dos tratamentos de que tem sido alvo ao longo deste período não lhe retirou, no entanto, a vontade de concretizar dois desejos. O de ter uma Playstation portátil (PSP) e o de ser bombeiro. Nesta segunda-feira passada, a corporação de Baltar, em Paredes, ajudou a que este segundo sonho fosse, em parte, realizado. O Gustavo passou a tarde a fazer patrulhas no monte, a ver os carros de incêndio e até a mexer nos comandos dos helicópteros estacionados no hangar.

"O melhor dia da vida", resumiu a criança que contou com o empenho das voluntárias da Make-a-Wish, fundação internacional que tenta concretizar os mais variados sonhos de meninos e meninas com doenças graves.

Poderá ler esta notícia na edição semanal do jornal “Verdadeiro Olhar”

  

publicado por a nossa terra às 13:03


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13

17

28



links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO