Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

13
Mai 13

 

 

Caminhada mobilizou 150 caminhantes

 Cenário de beleza natural pelos trilhos e passagens interpretativas

 

Tendo como objectivo informar e sensibilizar a comunidade para a importância do seu património cultural e paisagístico, em aspectos como a sua conservação, preservação e divulgação da freguesia de Boelhe no contexto do itinerário arqueológico do Vale do Tâmega, este domingo, dia 12 de Maio, por ocasião da 4ª caminhada à descoberta do património rural e paisagístico de Boelhe, cerca de 150 caminhantes, devidamente acompanhados por um grupo de socorristas, desfrutaram de todo um conjunto de actividades e animações associadas à acção de sensibilização, tendo como cenário os trilhos e passagens interpretativas, descendo a encosta do Esporão até à albufeira do Tâmega.

 

 

Após uma breve visita à Igreja Românica de S. Gens de Boelhe, ao moinho cisterna do Passal da Paróquia e ao Largo do Calvário, vislumbrados com as paisagens da Samardã ou desde o “Lugar novo” de Souto Velho, por trilhos e caminhos florestais e rurais, os caminhantes puderam contemplar as panorâmicas sobre as serras do Marão, Montemuro e da Freita (Arouca), (re)visitaram nascentes de água para os regadios e as passagens de Perafita à Embolida, outrora lugares essencialmente agrícolas que, longos anos, não apagam da memória momentos vividos.

 

 

Apesar do intenso calor que se fazia sentir, além dos diversos pontos de apoio e sombras da floresta, os voluntários e elementos do Grupo de Jovens de Boelhe distribuíram aos participantes garrafas de água e encontravam-se ainda disponíveis duas carrinhas para transporte a quem necessita-se - o que não veio a acontecer, pois o fascínio e belezas naturais do Reguengo, Barreiro ou o percurso das águas até às Molarinhas, avistando-se a albufeira do Tâmega como cenário próximo.

Em pouco mais de duas horas, os cerca de 150 participantes eram recebidos em Barco do Souto pelo casal Silva, fascinados pela visita ao lugar de Rio de Moinhos, motivo para “dois dedos” de conversa, enquanto se reviviam algumas memórias das pesqueiras sob as águas do Tâmega.

 

 

Podendo observar, fotografar e registar as várias espécies arbóreas e arbustivas, prados verdejantes e aromas característicos da Primavera, decorreu ainda um salutar convívio em partilha entre a comunidade na Casa de Lameirões, com jogos tradicionais e um workshop “PROVE” sobre produtos agrícolas e hortofrutícolas.

A Quinta de Lameirões, situada na freguesia de Boelhe, concelho de Penafiel explora uma área aproximada de 5,2 ha predominantemente florestal e hortofrutícola. Esta exploração agrícola familiar, situada junto da Albufeira da margem do rio Tâmega, espaço de esplendorosa paisagem e serenidade, cujos principais cultivos são a vinha, hortícolas ao ar livre e diversos cereais, está também associada, à Rota dos Vinhos Verdes pela qualidade dos vinhos produzidos.

Contemplando a vertente solidária desta iniciativa, os donativos concedidos pelos participantes foram destinados à acção da Cáritas Diocesana do Porto.

 

 

Presente no evento, Avelino Silva, presidente do executivo da Junta de Freguesia de Boelhe, fez referência ao contributo que esta iniciativa vem desenvolvendo desde a sua 1º edição “evidenciando expectativas e sentimentos na comunidade, um périplo de emoções que fica positivamente gravado na memória de todos e desperte a curiosidade dos visitantes para outros percursos, igualmente ricos, que a nossa terra tem para lhes oferecer.”

A Equipa Pastoral da Família e a Sociedade Civil agradecem a presença de todos os participantes, o apoio concedido pelos proprietários da Quinta de Lameirões, elementos do Grupo de Jovens de Boelhe, o transporte de apoio da freguesia e a colaboração do Clube HPA, como resposta ao convite aberto à participação cívica e mobilização da sociedade e Grupos de Acção Local.

 

publicado por a nossa terra às 18:31


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9



29
30
31


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO