Meio de informação e divulgação, aberto à iniciativa e participação da comunidade, procurando difundir a actividade local entre 22 de Junho de 2007 a 1 de Outubro de 2013. Obrigado a todos os 75.603 leitores.

14
Set 13

 

Na semana em que a freguesia de Boelhe conheceu a deliberação de adjudicação do Centro Escolar de Boelhe, infra-estrutura que deverá acolherá, a partir do próximo ano lectivo, o ensino pré-escolar e do 1º ciclo, publica-se um post sobre a inauguração da Escola Primária de Bairros - Boelhe, conhecida por n.º 1, ou simplesmente, Escola das Alminhas.

 

 

A inauguração ocorreu a 4 de Março de 1934. 

Painel comemorativo na Escola Central Feminina “António Pereira de Castro”, em Penafiel, evoca acontecimento.

 

O 4 de Março de 1934 foi um dia memorável para o ensino no Concelho de Penafiel. Neste dia visitaram Penafiel o Ministro das Obras Públicas e Comunicações, Eng.º Duarte Pacheco, o Ministro do Interior, Capitão Gomes Pereira e o Ministro da Instrução Pública, Dr. Sousa Pinto, e foram inauguradas 12 escolas, 2 estradas, 62 fontanários e bebedouros e foi lançada a 1.ª pedra da ponte sobre o Rio Tâmega na freguesia de Abragão, que uniria os concelhos de Penafiel ao Marco de Canaveses.

 

 

A Sessão Solene decorreu nos Paços do Concelho. No salão nobre da câmara formou-se a mesa de honra, presidida pelo Ministro do Interior Capitão Gomes Pereira.

O Presidente da Câmara de Penafiel, Capitão Arrochela Lobo, começou por saudar os representantes do governo com grande satisfação, ao mesmo tempo também agradecer os altos benefícios que o Estado Novo prestou a todo o Concelho de Penafiel.

Terminada a sessão solene, os ministros do Interior, das Obras Públicas e da Instrução, aclamados sempre por uma multidão enorme e entusiástica, dirigiram-se a pé, para o grandioso edifício da Escola Central Feminina “António Pereira de Castro”.

Em nome do professorado primário desta região, o Sr. Adriano Pais Neto improvisou um breve discurso, para agradecer aos representantes do Governo e às autoridades administrativas de Penafiel os favores despendidos para o desenvolvimento da instrução popular, como valiosos colaboradores da patriótica cruzada com o analfabetismo em terras de Portugal.

O Ministro da Instrução, Dr. Sousa Pinto, inaugurando a nova escola, descerrou um artístico painel em azulejos (que ainda hoje existe), no qual se lê a par das disposições testamentárias do seu insigne patrono. 

 

 

Ao longo das ruas, milhares de crianças das escolas do concelho, acenavam com pequenas bandeiras brancas tendo no centro as armas da cidade. Muitos prédios ostentavam ricas colchas de damasco.

À chegada dos automóveis, em cada freguesia estrelejaram foguetes e o povo irrompeu numa calorosa ovação. As crianças das escolas primárias deste concelho receberam os ministros com flores, e entoaram em coro, o Hino Nacional.

Se neste dia, o lugar de Bairros esteve em festa, a antiga escola das Alminhas viria a encerrar as suas actividades lectivas, 76 anos depois, nomeadamente em Agosto de 2010, por decisão da autarquia penafidelense. Já a escola de Bairros n.º 2 foi inaugurada em 1983, por Justino do Fundo, enquanto o Jardim-de-Infância de Bairros foi inaugurado em 2001, por Rui Silva, respectivamentes na ocasião, presidentes da Câmara Municipal de Penafiel.

 

publicado por a nossa terra às 08:57


perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

21

22
23
24
26

30


links
Força Portugal!
badge
blogs SAPO